sábado, 26 de dezembro de 2009

No XVII Congresso Brasileiro de Poesias, que ocorreu na cidade gaúcha, representantes do movimento de vários pontos do Brasil, marcaram presença


POETAS DEL MUNDO EM BENTO GONÇALVES-RS-DE 5 A 10 DE OUTUBRO DE 2009

No XVII Congresso Brasileiro de Poesias, que ocorreu na cidade gaúcha, representantes do movimento de vários pontos do Brasil, marcaram presença


Reunidos para o XVII Congresso Brasileiro de Poesias, de 5 a 10 de outubro, em Bento Gonçalves, a 124 quilômetros de Porto Alegre, integrantes do movimento “Poetas Del Mundo” aproveitaram os saraus, oficinas, recitais, lançamentos de livros e apresentações nas escolas da rede pública do município para reforçar a importância de se trabalhar pela paz. Mas, o ponto marcante dos “Poetas Del Mundo” ocorreu no dia 8 de outubro, no auditório do SESC, após o 2º Encontro Nacional da Comunidade Poemas à Flor da Pele. Os poetas do movimento subiram ao palco e cantaram, sem nenhum acompanhamento musical, uma música que fala na fraternidade e sentimentos.


Com o desenrolar da música e a empolgação contagiante, o pessoal da platéia agregou-se aos mais de 15 representantes dos “Poetas Del Mundo”, unindo as mãos no final e encerrando o evento da “Poemas à Flor da Pele” numa demonstração da força da união. Incentivados pela Consulesa de Porto Alegre dos Poetas Del Mundo, Soninha Porto, administradora da “Poemas à Flor da Pele”, que coordenava o evento anterior, os poetas cantaram por mais de cinco minutos. E só calaram a voz porque em função de eventos já agendados na sequência. Foram distribyídas aos presentes as poesias realizadas na ciranda do grupo Poetas del Mundo para aquele evento.


A ciranda da paz teve a presença fundamental da Consulesa da cidade de Belo Horizonte dos Poetas Del Mundo, Sílvia Araújo Motta, que puxou o coro e abriu uma bandeira que levara do movimento. A Consulesa da Zona Sul de Porto Alegre dos Poetas Del Mundo, Maria Clara Segóbia, e o Cônsul do bairro Auxiliadora de Porto Alegre, Alcione Sortica, acompanhado de sua esposa, Ivone, mostraram-se, também, incansáveis para o sucesso do evento, quase improvisado.

O Movimento Poetas Del Mundo é uma união de poetas que se comprometem a trabalhar pela solidariedade e pela paz. Marca presença, atualmente, em 119 países, falado em 18 idiomas e com mais de 2.700 poetas somente no Brasil.


A música escolhida para o momento dos Poetas Del Mundo, na cidade serrana, foi Redescobrir, um dos sucessos do cantor e compositor Luiz Gonzaga Júnior, o Gonzaguinha, que morreu aos 45 anos, em 29 de abril de 1991, vítima de acidente de automóvel, após retornar de um show em Pato Branco (Paraná). A canção ficou mais conhecida na voz da cantora gaúcha Elis Regina.


Veja a música cantada pelos Poetas Del Mundo:


Redescobrir


Como se fora brincadeira de roda, memória
Jogo do trabalho na dança das mãos, macias
O suor dos corpos na canção da vida, história
O suor da vida no calor de irmãos, magia


Como um animal que sabe da floresta, perigosa
Redescobrir o sal que está na própria pele, macia
Redescobrir o doce no lamber das línguas, macias
Redescobrir o gosto e o sabor da festa, magia
Vai o bicho homem fruto da semente, memória


Renascer da própria força, própria luz e fé, memória
Entender que tudo é nosso, sempre esteve em nós, história
Somos a semente, ato, mente e voz, magia
Não tenha medo, meu menino povo, memória
Tudo principia na própria pessoa, beleza

Vai como a criança que não teme o tempo, mistério
Amor se fazer é tão prazer que é como se fosse dor, magia
Como se fora brincadeira de roda, memória
Jogo do trabalho na dança das mãos, macias
O suor dos corpos na canção da vida, história
-
http://www.dihitt.com.br/barra/poetas-del-mundo-cantam-pela-paz-em-bento-goncalves
-
Márcia Fernanda Martins – Assessora de Imprensa
Consulado de Porto Alegre
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=4382< a="">>

Nenhum comentário: