ENAMORADOS FALAM BEM BAIXINHO-Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
2824- Soneto-NONETO- Nº 10
ENAMORADOS FALAM BEM BAIXINHO
-
Soneto nº 2824-sáfico-heróico-decassílabo-rimado: ( ABAB-ABAB-CDC-EDE)
Noneto nº 10-didático-jogral-toante-cantante-(A-A-C-E-E)
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
Aborrecidos gritam muito forte (A)
vendo que o outro está também tão perto!
A discussão requer silêncio...corte,
pois, nervosismo explode, em tempo incerto.
-
Desequilíbrio leva até à morte... (A)
Quem sente mágoa espanta amor, decerto,
dois corações se afastam, sem ter sorte...
fecham as portas... para um céu aberto....
-
Quem perde a calma, sempre dá seu grito (C)
e sem razão, já sabe, vai chorar...
Rota sem volta, chega ao fim do atrito.
-
Distância é bem pequena ao carinho (E)
a pulsação ouvida faz calar...
Enamorados falam bem baixinho.(E)
-
Rio de Janeiro, domingo, 21 de fevereiro de 2010.
---***---
Administradora: Silvia Araújo Motta (ver Google imagens e textos no Recanto das Letras) Visite-nos: http://clubedalinguaport.blogspot.com/ Visite também:http://http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/ contatos: Email: clubedalinguaport@gmail.com (55) (31) 9.99282798 Operadora Vivo
Administradora: Silvia Araújo Motta (ver Google imagens e textos no Recanto das Letras) Visite-nos: http://clubedalinguaport.blogspot.com/ Visite também:http://http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/ contatos: Email: clubedalinguaport@gmail.com (55) (31) 9.99282798 Operadora Vivo
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
PROCISSÃO DAS FORMIGAS NA SEMANA SANTA EM CONGONHAS DE CAMPO/MG/Brasil
PROCISSÃO DAS FORMIGAS NA SEMANA SANTA EM CONGONHAS DE CAMPO/MG/Brasil
2813- Soneto-NONETO- Nº 9
Soneto- rimado: ( ABAB-ABAB-CDC-CDC) nº 2816
Noneto nº 9-didático-jogral-toante-cantante-(A-A-C-C-E)
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
Levei “Gabri” ao adro para ver(A)
a procissão da Igreja, quando vimos
as formiguinhas, todas, podem crer...
davam lições de fé e amor; ouvimos...
Quem nos chamava?... Algo pra dizer? (A)
-Venham também louvar ...sentimos
As amiguinhas, sobem escada ... ao ter
certeza, até perdão a Deus, pedimos!
“Nada acontece por acaso” juro... (C)
-Fui observar, somente, quem passava,
mas, na verdade, pude olhar o “muro...”
O cemitério fez pensar futuro... (C)
Durante a Missa, até coral cantava...
Bênçãos exigem porto mais seguro. ( D)
-
Congonhas de Campo, /MG/Brasil, Semana Santa, 2007.
---***---
2813- Soneto-NONETO- Nº 9
Soneto- rimado: ( ABAB-ABAB-CDC-CDC) nº 2816
Noneto nº 9-didático-jogral-toante-cantante-(A-A-C-C-E)
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
Levei “Gabri” ao adro para ver(A)
a procissão da Igreja, quando vimos
as formiguinhas, todas, podem crer...
davam lições de fé e amor; ouvimos...
Quem nos chamava?... Algo pra dizer? (A)
-Venham também louvar ...sentimos
As amiguinhas, sobem escada ... ao ter
certeza, até perdão a Deus, pedimos!
“Nada acontece por acaso” juro... (C)
-Fui observar, somente, quem passava,
mas, na verdade, pude olhar o “muro...”
O cemitério fez pensar futuro... (C)
Durante a Missa, até coral cantava...
Bênçãos exigem porto mais seguro. ( D)
-
Congonhas de Campo, /MG/Brasil, Semana Santa, 2007.
---***---
QUARTA-FEIRA DAS CINZAS CARNAVALESCAS-Soneto- rimado: ( ABAB-ABAB-CDC-EDE) nº 2801
QUARTA-FEIRA DAS CINZAS CARNAVALESCAS-Soneto- rimado: ( ABAB-ABAB-CDC-EDE) nº 2801
Noneto nº8-didático-jogral-toante-cantante-(A-A-C-E-E)
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
É quarta-feira! Onde está a paixão?
O mascarado perde todo encanto;
usar disfarce, já não tem razão,
enamorada, triste enxuga o pranto.
-
Até o palhaço chora por traição !
Falta remédio à dor que cresce tanto;
a decepção implora seu perdão...
da solidão não quer usar o manto;
-
Durante o ano, homem faz folia;
tal carnaval, somente cinzas resta.
Sol e esperança nascem todo dia:
-
O povo luta para não ter guerra,
busca a união, promove muita festa,
para brindar amor e paz na terra.
-
BH/MG/Brasil, 13 de fevereiro de 2010.
---***---
METODOLOGIA:
Soneto- rimado: ( ABAB-ABAB-CDC-EDE) nº 2801
Noneto nº8-didático-jogral-toante-cantante- (A-A-C-E-E)
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
É quarta-feira! Onde está a paixão?..........[-Coro:RIMA ( A )];
O mascarado perde todo encanto;............{-Solo: 1-flute:}
usar disfarce, já não tem razão,................{-Solo: 2-oboé :}
enamorada, triste enxuga o pranto...........{-Solo: 3-piano: }
-
Até o palhaço chora por traição ! ............[-Coro:RIMA ( A )]
Falta remédio à dor que cresce tanto; ....{-Solo: 4-saxophone:}
a decepção implora seu perdão...............{-Solo: 5-clarinet:}
da solidão não quer usar o manto............{-Solo: 6-harp:}
-
Mas no ano inteiro, homem faz folia;.....[-Coro: (RIMA ( C )]
tal carnaval, somente cinzas resta...........{-Solo: 7-bassoon:}
Sol e esperança nascem todo dia............{Solo: 8-xylophone:}
-
O povo luta para não ter guerra,..............[-Coro:RIMA (E )]
busca a união, promove muita festa, ......{-Solo: 9-tambor:}
para brindar amor e paz na terra...............[-Coro:RIMA ( E )]p
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 13 de FEVEREIRO de 2010.
---***---
Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que PODE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO musical criado por Vila-Lobos,
recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(Noneto poético PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(Versos: 1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC: (AA-C-EE)
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B ( C)
-
Rima:C (E)
Rima:C (E)
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 5 de fevereiro de 2010.
---***---
Noneto nº8-didático-jogral-toante-cantante-(A-A-C-E-E)
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
É quarta-feira! Onde está a paixão?
O mascarado perde todo encanto;
usar disfarce, já não tem razão,
enamorada, triste enxuga o pranto.
-
Até o palhaço chora por traição !
Falta remédio à dor que cresce tanto;
a decepção implora seu perdão...
da solidão não quer usar o manto;
-
Durante o ano, homem faz folia;
tal carnaval, somente cinzas resta.
Sol e esperança nascem todo dia:
-
O povo luta para não ter guerra,
busca a união, promove muita festa,
para brindar amor e paz na terra.
-
BH/MG/Brasil, 13 de fevereiro de 2010.
---***---
METODOLOGIA:
Soneto- rimado: ( ABAB-ABAB-CDC-EDE) nº 2801
Noneto nº8-didático-jogral-toante-cantante- (A-A-C-E-E)
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
É quarta-feira! Onde está a paixão?..........[-Coro:RIMA ( A )];
O mascarado perde todo encanto;............{-Solo: 1-flute:}
usar disfarce, já não tem razão,................{-Solo: 2-oboé :}
enamorada, triste enxuga o pranto...........{-Solo: 3-piano: }
-
Até o palhaço chora por traição ! ............[-Coro:RIMA ( A )]
Falta remédio à dor que cresce tanto; ....{-Solo: 4-saxophone:}
a decepção implora seu perdão...............{-Solo: 5-clarinet:}
da solidão não quer usar o manto............{-Solo: 6-harp:}
-
Mas no ano inteiro, homem faz folia;.....[-Coro: (RIMA ( C )]
tal carnaval, somente cinzas resta...........{-Solo: 7-bassoon:}
Sol e esperança nascem todo dia............{Solo: 8-xylophone:}
-
O povo luta para não ter guerra,..............[-Coro:RIMA (E )]
busca a união, promove muita festa, ......{-Solo: 9-tambor:}
para brindar amor e paz na terra...............[-Coro:RIMA ( E )]p
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 13 de FEVEREIRO de 2010.
---***---
Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que PODE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO musical criado por Vila-Lobos,
recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(Noneto poético PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(Versos: 1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC: (AA-C-EE)
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B ( C)
-
Rima:C (E)
Rima:C (E)
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 5 de fevereiro de 2010.
---***---
SEGREDO-Soneto-rimado:( ABAB-ABAB-CDC-EDE) nº 2793-Noneto nº7-histórico-jogral-toante-cantante-(A-A-C-E-E)Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
SEGREDO-Soneto-rimado:( ABAB-ABAB-CDC-EDE) nº 2793-Noneto nº7-histórico-jogral-toante-cantante-(A-A-C-E-E)Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
Pacto Sagrado não deixou contar................[-Coro:RIMA ( A )];
População total ficou com medo,...............{-Solo: 1-flute:}
Testemunhou, mas evitou falar................{-Solo: 2-oboé :}
Proclamação em Minas...fez segredo.........{-Solo: 3-piano: ]
-
Revolta Armada quis PODER tomar.........[-Coro:RIMA ( A )]
Republicano forte troca o enredo, ............{-Solo: 4-saxophone:}
sem resistência à morte foi lutar,..............{-Solo: 5-clarinet:}
não teve força e viu derrota cedo..............{-Solo: 6-harp:}
-
Mil oitocentos e noventa e seis.................[-Coro: (RIMA ( C )]
Não bastou ter coragem e céu azul..........{-Solo: 7-bassoon:}
Foi bem difícil dar o braço às LEIS.........{Solo: 8-xylophone:}
-
Vinte e dois dias bastam para a história:...[-Coro:RIMA (E )]
“Um país a mais na América do Sul”........{-Solo: 9-tambor:}
Não foi possível ter Manhuaçu..................[-Coro:RIMA ( E )]
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 7 de FEVEREIRO de 2010.
silumotta@hotmail.com
---***---
Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que PODE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC:
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B
-
Rima:C
Rima:C
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 5 de fevereiro de 2010.
---***---
Pacto Sagrado não deixou contar................[-Coro:RIMA ( A )];
População total ficou com medo,...............{-Solo: 1-flute:}
Testemunhou, mas evitou falar................{-Solo: 2-oboé :}
Proclamação em Minas...fez segredo.........{-Solo: 3-piano: ]
-
Revolta Armada quis PODER tomar.........[-Coro:RIMA ( A )]
Republicano forte troca o enredo, ............{-Solo: 4-saxophone:}
sem resistência à morte foi lutar,..............{-Solo: 5-clarinet:}
não teve força e viu derrota cedo..............{-Solo: 6-harp:}
-
Mil oitocentos e noventa e seis.................[-Coro: (RIMA ( C )]
Não bastou ter coragem e céu azul..........{-Solo: 7-bassoon:}
Foi bem difícil dar o braço às LEIS.........{Solo: 8-xylophone:}
-
Vinte e dois dias bastam para a história:...[-Coro:RIMA (E )]
“Um país a mais na América do Sul”........{-Solo: 9-tambor:}
Não foi possível ter Manhuaçu..................[-Coro:RIMA ( E )]
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 7 de FEVEREIRO de 2010.
silumotta@hotmail.com
---***---
Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que PODE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC:
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B
-
Rima:C
Rima:C
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 5 de fevereiro de 2010.
---***---
O QUE NASCE MORRE UM DIA-Soneto-TROVADOR rimado: ( ABAB-ABAB-CDC-EDE) nº 2786
O QUE NASCE MORRE UM DIA-Soneto-TROVADOR rimado: ( ABAB-ABAB-CDC-EDE) nº 2786
Noneto nº6-didático-filosófico-jogral-toante-cantante-trovador (A-A-C-E-E)
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
MORTE e VIDA são parceiras................[-Coro:RIMA ( A )];
que chegam sem avisar........{-Solo: 1-flute:}
sob diversas maneiras...{-Solo: 2-oboé :}
nada adianta pesquisar.........{-Solo: 3-piano: ]
-
As dúvidas companheiras .....[-Coro:RIMA ( A )]
transcendem, não vão parar, ..........{-Solo: 4-saxophone:}
criam diversas asneiras......{-Solo: 5-clarinet:}
que ninguém sabe explicar......{-Solo: 6-harp:}
-
O que chega, com certeza,....[-Coro: (RIMA ( C )]
qualquer dia, vai embora..... {-Solo: 7-bassoon:}
rever sua NATUREZA.... ...{Solo: 8-xylophone:}
-
Para a MORIETERAPIA...[-Coro:RIMA (E )]
preparar, só resta , agora:................{-Solo: 9-tambor:}
-“O que nasce, morre um dia.”..............[-Coro:RIMA ( E )]
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 5 de FEVEREIRO de 2010.
silumotta@hotmail.com
---***---
Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que PODE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC:
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B
-
Rima:C
Rima:C
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 5 de fevereiro de 2010.
---***---
Noneto nº6-didático-filosófico-jogral-toante-cantante-trovador (A-A-C-E-E)
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
MORTE e VIDA são parceiras................[-Coro:RIMA ( A )];
que chegam sem avisar........{-Solo: 1-flute:}
sob diversas maneiras...{-Solo: 2-oboé :}
nada adianta pesquisar.........{-Solo: 3-piano: ]
-
As dúvidas companheiras .....[-Coro:RIMA ( A )]
transcendem, não vão parar, ..........{-Solo: 4-saxophone:}
criam diversas asneiras......{-Solo: 5-clarinet:}
que ninguém sabe explicar......{-Solo: 6-harp:}
-
O que chega, com certeza,....[-Coro: (RIMA ( C )]
qualquer dia, vai embora..... {-Solo: 7-bassoon:}
rever sua NATUREZA.... ...{Solo: 8-xylophone:}
-
Para a MORIETERAPIA...[-Coro:RIMA (E )]
preparar, só resta , agora:................{-Solo: 9-tambor:}
-“O que nasce, morre um dia.”..............[-Coro:RIMA ( E )]
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 5 de FEVEREIRO de 2010.
silumotta@hotmail.com
---***---
Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que PODE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC:
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B
-
Rima:C
Rima:C
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 5 de fevereiro de 2010.
---***---
FELICIDADE VOA...NUVENS DANÇAM-Soneto-clássico-sáfico-heróico rimado: ( ABAB-ABAB-CDC-EDE) nº 2784-Noneto nº5-filosófico-jogral-toante-cantante
FELICIDADE VOA...NUVENS DANÇAM-Soneto-clássico-sáfico-heróico rimado: ( ABAB-ABAB-CDC-EDE) nº 2784-Noneto nº5-didático-filosófico-jogral-toante-cantante (A-A-C-E-E)
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
Vou à janela para ver CASAIS................[-Coro:RIMA ( A )];
de braços dados, quase sempre a rir........{-Solo: 1-flute:}
qual passarinhos, juntos, cantam mais,...{-Solo: 2-oboé :}
beijos nos ninhos, portas vão abrir. ........{-Solo: 3-piano: ]
-
Entendem tudo...criam seus SINAIS .....[-Coro:RIMA ( A )]
voam tão alto...quando vão partir ..........{-Solo: 4-saxophone:}
não lembram nada, nem escutam ais......{-Solo: 5-clarinet:}
que o vento leva e o tempo faz sumir.....{-Solo: 6-harp:}
-
Com liberdade, buscam novos ARES,....[-Coro: (RIMA ( C )]
querem amantes, noites mal dormidas... {-Solo: 7-bassoon:}
esquecem juras feitas em seus lares... ...{Solo: 8-xylophone:}
-
Saudades ficam quando sonhos PASSAM....[-Coro:RIMA (E )]
galhos podados... casas são caídas................{-Solo: 9-tambor:}
felicidade voa...nuvens DANÇAM...............[-Coro:RIMA ( E )]
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 31 de janeiro de 2010.
---***---
Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que DEVE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC:
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B
-
Rima:C
Rima:C
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 31 de janeiro de 2010.
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
Vou à janela para ver CASAIS................[-Coro:RIMA ( A )];
de braços dados, quase sempre a rir........{-Solo: 1-flute:}
qual passarinhos, juntos, cantam mais,...{-Solo: 2-oboé :}
beijos nos ninhos, portas vão abrir. ........{-Solo: 3-piano: ]
-
Entendem tudo...criam seus SINAIS .....[-Coro:RIMA ( A )]
voam tão alto...quando vão partir ..........{-Solo: 4-saxophone:}
não lembram nada, nem escutam ais......{-Solo: 5-clarinet:}
que o vento leva e o tempo faz sumir.....{-Solo: 6-harp:}
-
Com liberdade, buscam novos ARES,....[-Coro: (RIMA ( C )]
querem amantes, noites mal dormidas... {-Solo: 7-bassoon:}
esquecem juras feitas em seus lares... ...{Solo: 8-xylophone:}
-
Saudades ficam quando sonhos PASSAM....[-Coro:RIMA (E )]
galhos podados... casas são caídas................{-Solo: 9-tambor:}
felicidade voa...nuvens DANÇAM...............[-Coro:RIMA ( E )]
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 31 de janeiro de 2010.
---***---
Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que DEVE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC:
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B
-
Rima:C
Rima:C
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 31 de janeiro de 2010.
POESIA E POETA INTERNALIZAM POEMOÇÃO-Noneto nº4-didático-filosófico-jogral-toante-cantante N.º 2783-Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
POESIA E POETA INTERNALIZAM POEMOÇÃO-Noneto nº4-didático-filosófico-jogral-toante-cantante N.º 2783-Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
Poesia clásica, verso METRIFICADO........[-Coro:RIMA ( A )];
complexo, anexa visão do mundo,.............{-Solo: 1-flute:}
sem pudor, vive o amor poetizado;............{-Solo: 2-oboé :}
desnuda a alma, chega bem ao fundo........{-Solo: 3-piano: ]
-
Poeta que exige tom CADENCIADO, .......[-Coro:RIMA ( A )]
conquista e não precisa de analista, ..........{-Solo: 4-saxophone:}
cicatriza aquela ferida aberta no peito.......{-Solo: 5-clarinet:}
dá sentido à vida, preza pelo dom.............{-Solo: 6-harp:}
-
Poesia moderna, verso da MOCIDADE....[-Coro: (RIMA ( B )]
amante que mente sem estar doente, .........{-Solo: 7-bassoon:}
Poeta que chora a velha saudade...............{Solo: 8-xylophone:}
-
Verso maduro, sem nota ou INTENÇÃO, ...[-Coro:RIMA ( C )]
denota alegria ou dor, em torno do belo ....{-Solo: 9-tambor:}
Poesia e Poeta internalizam POEMOÇÃO.{-Coro:RIMA ( C )}
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 31 de janeiro de 2010.
silumotta@hotmail.com
http://clubedalinguaport.ning.com
---***---
Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que DEVE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC:
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B
-
Rima:C
Rima:C
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 29 de janeiro de 2010.
Poesia clásica, verso METRIFICADO........[-Coro:RIMA ( A )];
complexo, anexa visão do mundo,.............{-Solo: 1-flute:}
sem pudor, vive o amor poetizado;............{-Solo: 2-oboé :}
desnuda a alma, chega bem ao fundo........{-Solo: 3-piano: ]
-
Poeta que exige tom CADENCIADO, .......[-Coro:RIMA ( A )]
conquista e não precisa de analista, ..........{-Solo: 4-saxophone:}
cicatriza aquela ferida aberta no peito.......{-Solo: 5-clarinet:}
dá sentido à vida, preza pelo dom.............{-Solo: 6-harp:}
-
Poesia moderna, verso da MOCIDADE....[-Coro: (RIMA ( B )]
amante que mente sem estar doente, .........{-Solo: 7-bassoon:}
Poeta que chora a velha saudade...............{Solo: 8-xylophone:}
-
Verso maduro, sem nota ou INTENÇÃO, ...[-Coro:RIMA ( C )]
denota alegria ou dor, em torno do belo ....{-Solo: 9-tambor:}
Poesia e Poeta internalizam POEMOÇÃO.{-Coro:RIMA ( C )}
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 31 de janeiro de 2010.
silumotta@hotmail.com
http://clubedalinguaport.ning.com
---***---
Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que DEVE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC:
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B
-
Rima:C
Rima:C
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 29 de janeiro de 2010.
CULTURA É CIVILIZAÇÃO E NÃO É DOM-Noneto nº3-didático-filosófico-jogral-toante-cantante N.º 2782-Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
CULTURA É CIVILIZAÇÃO E NÃO É DOM-Noneto nº3-didático-filosófico-jogral-toante-cantante N.º 2782-Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
Cultura é palavra latina para CRIAÇÕES...........[-Coro:RIMA ( A )];
de sentido subjetivo, modo aculturado. ..............{-Solo: 1-flute:}
É um termo das Ciências Humanas. ......... .........{-Solo: 2-oboé :}
É produto de reinvenção do que está ao redor ...{-Solo: 3-piano: ]
-
Cultura libera o pensamento nas AÇÕES...........[-Coro:RIMA ( A )]
O homem pensa porque tem dois polegares, .....{-Solo: 4-saxophone:}
é cultor, faz, aprende, ensina e pode mudar. .....{-Solo: 5-clarinet:}
HOMO FABER tornou-se HOMO SAPIENS...{-Solo: 6-harp:}
-
HOMO HABILIS usa INTELIGÊNCIA, ......[-Coro: (RIMA ( B )]
atende à Razão com sua criatividade, ...........{-Solo: 7-bassoon:}
vitória e louvor ao fator essencial social..........{-Solo: 8-xylophone:}
-
CULTURA é a evolução da AÇÃO !...............[-Coro:RIMA ( C )]
Cultura é civilização do animal que pensa!.....{-Solo: 9-tambor:}
Cultura não é dom, é transformação. ..............{-Coro:RIMA ( C )}
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 29 de janeiro de 2010.
silumotta@hotmail.com
http://clubedalinguaport.ning.com
---***---
Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que DEVE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC:
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B
-
Rima:C
Rima:C
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 29 de janeiro de 2010.
---***---
PALAVRA NA CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático N.º 757
Por Sílvia Araújo Motta
C-Cultura é civilização que usa a PALAVRA;
U-Um homem pensa porque tem polegares,
L-Logo é cultor, porque faz, pensa e fala.
T-Também pensa porque demonstra na ação
U-Um par de dedos oponíveis são capazes:
R-Realmente, estão prontos para a aplicação!
A-Avaliado dedo da cultura é da multiplicação.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.
---***---
CULTURA- QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático N.º 758
Por Sílvia Araújo Motta
C-Com o trabalho feito por suas mãos
U-Um HOMO FABER ao desenvolver-se,
L-Logo aprendeu a pensar, a modificar,
T-Trabalhou, transmitiu o saber,
U-Um HOMO SAPIENS desenvolveu,
R-Razão, inteligência, veio atender
A-Ao HOMO HABILIS usou armas e utensílios.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.
---***---
CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático N.º 759
Por Sílvia Araújo Motta
C-Cultura é a evolução da ação.
U-Um choque dialético estreita-se...
L-Logo o Criado (Criatura) e o Incriado(Criador)
T-Trabalho, Pensamento, Criatividade,
U-Uma cultura, claramente conceitua-se.
R-Revelação falada ou escrita é fator de cultura.
A-Além de conhecer pode questionar a realidade.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.
---***---
CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático Nº 760
Por Sílvia Araújo Motta
C-Cultura é ato de semear,cultivar.
U-Uma terminologia AGRÍCOLA
L-Ligada ao colher e ao plantar.
T-Tem na conceituação primária
U-Um espaço para exemplificar
R-Referência da cultura do café,
A-A cultura canavieira aculturada.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.
---***---
761-CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático
Por Sílvia Araújo Motta
C-Cultura nas CIÊNCIAS HUMANAS
U-Um termo de sentido SUBJETIVO,
L-Libera o pensamento criativo
T-Total abertura do pensamento criador
U-Único animal capaz de pensar,
R-Reinventar o mundo ao seu redor...
A-A cultura não é dom, é transformação.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006
762-CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático
Por Sílvia Araújo Motta
C-Cultura no sentido OBJETIVO:
U-Um termo das CIÊNCIAS HUMANAS
L-Louvor ao fator essencial social,
T-Trabalhado pelo grupo humano.
U-Uma palavra latina, para criações.
R-Ritos, filosofias, realizações imateriais,
A-Acentua os trabalhos concretos ou materiais.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.
---***---
---***---
SER PELA PALAVRA
Acróstico-filosófico nº 2504
Por Sílvia Araújo Motta
L-Linguagem deve remontar à origem do homem.
I-Irracionais não falam;não pensam antes da ação.
N-Naturalmente, o homem-animal-social que fala
G-Garante a opção,sugestão e mudança de opinião.
U-Uso correto da palavra, código, o dom da fala e
A-A capacidade da linguagem devem valorizar,
G-Guardar a integração do país à humanidade.
E-Epicuro diz: “O homem fala como o cão ladra”!
N-No dom da expressão do “SER pela PALAVRA”
S-Steinthal afirma, que “no homem é espontâneo.”
-
D-Deus, criou o “Verbo” que trouxe ao homem
O-O “dom da linguagem” para cada mensagem.
-
H-Homem foi criado à “semelhança e imagem”
O-Oferecida pelo Senhor de Amor da “Palavra...”
M-Machado de Assis soube adequá-la à prosa.
E-Está clara a afirmativa do saudoso POETA
M-Mário Quintana:“Ninguém pensa sem palavras.”
-
Q-Quantas vezes Rousseau foi posto à prova:
U-Um dos defensores da linguagem útil ao pensamento
E-E como “revelação sobrenatural do espírito...”
-
P-Porque “antes da palavra o espírito é nu,
E-É vazio e somente a linguagem faz entrar
N-Nele, o pensamento que nos é revelador”
S-Somos criados com o Aparelho Fonador
A-“Aberto à matéria dos órgãos respiratórios.”
-
E-Excelentes e harmoniosos são produzidos
S-Sons da fala, fisiologicamente, preparados...
C-Como é extraordinária a criatividade humana:
O-O mecanismo da linguagem na tecnologia!
L-Línguas trazem vocábulos, infindos,variados.
H-Hoje,há mais de duas mil línguas, fora os dialetos;
E-Em metade do mundo, originam do indo-europeu.
-
F-Forças de circunstâncias consideram línguas,
A-Animadas pela força física dos Colonizadores,
L-Logo, são sobrepostas à língua dos explorados.
A-A linguagem nacional produz novo linguajar.
-
A-A unidade da Língua é que preserva
N-Na Nação, as maiores características;
T-Tempo e espaço indicam o patrimônio maior
E-E recebem influência pelos usos e costumes,
S-Sensíveis diferenças na ortografia e fonética:
-
D-Dos ícones da literatura universal:Shakespeare
A-Ao Camões que universalizou os Lusíadas!
-
A-Aldo Rebelo, Deputado Federal no Brasil,
Ç-Criou o Projeto 1676/99, contra estrangeirismos.
Ã-A “Língua é traço de união e distinção...”
O-O Brasil deve preservar a Unidade da Língua.”
-
Belo Horizonte, 24 de agosto de 2009.
---***---
Cultura é palavra latina para CRIAÇÕES...........[-Coro:RIMA ( A )];
de sentido subjetivo, modo aculturado. ..............{-Solo: 1-flute:}
É um termo das Ciências Humanas. ......... .........{-Solo: 2-oboé :}
É produto de reinvenção do que está ao redor ...{-Solo: 3-piano: ]
-
Cultura libera o pensamento nas AÇÕES...........[-Coro:RIMA ( A )]
O homem pensa porque tem dois polegares, .....{-Solo: 4-saxophone:}
é cultor, faz, aprende, ensina e pode mudar. .....{-Solo: 5-clarinet:}
HOMO FABER tornou-se HOMO SAPIENS...{-Solo: 6-harp:}
-
HOMO HABILIS usa INTELIGÊNCIA, ......[-Coro: (RIMA ( B )]
atende à Razão com sua criatividade, ...........{-Solo: 7-bassoon:}
vitória e louvor ao fator essencial social..........{-Solo: 8-xylophone:}
-
CULTURA é a evolução da AÇÃO !...............[-Coro:RIMA ( C )]
Cultura é civilização do animal que pensa!.....{-Solo: 9-tambor:}
Cultura não é dom, é transformação. ..............{-Coro:RIMA ( C )}
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 29 de janeiro de 2010.
silumotta@hotmail.com
http://clubedalinguaport.ning.com
---***---
Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que DEVE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC:
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B
-
Rima:C
Rima:C
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 29 de janeiro de 2010.
---***---
PALAVRA NA CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático N.º 757
Por Sílvia Araújo Motta
C-Cultura é civilização que usa a PALAVRA;
U-Um homem pensa porque tem polegares,
L-Logo é cultor, porque faz, pensa e fala.
T-Também pensa porque demonstra na ação
U-Um par de dedos oponíveis são capazes:
R-Realmente, estão prontos para a aplicação!
A-Avaliado dedo da cultura é da multiplicação.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.
---***---
CULTURA- QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático N.º 758
Por Sílvia Araújo Motta
C-Com o trabalho feito por suas mãos
U-Um HOMO FABER ao desenvolver-se,
L-Logo aprendeu a pensar, a modificar,
T-Trabalhou, transmitiu o saber,
U-Um HOMO SAPIENS desenvolveu,
R-Razão, inteligência, veio atender
A-Ao HOMO HABILIS usou armas e utensílios.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.
---***---
CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático N.º 759
Por Sílvia Araújo Motta
C-Cultura é a evolução da ação.
U-Um choque dialético estreita-se...
L-Logo o Criado (Criatura) e o Incriado(Criador)
T-Trabalho, Pensamento, Criatividade,
U-Uma cultura, claramente conceitua-se.
R-Revelação falada ou escrita é fator de cultura.
A-Além de conhecer pode questionar a realidade.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.
---***---
CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático Nº 760
Por Sílvia Araújo Motta
C-Cultura é ato de semear,cultivar.
U-Uma terminologia AGRÍCOLA
L-Ligada ao colher e ao plantar.
T-Tem na conceituação primária
U-Um espaço para exemplificar
R-Referência da cultura do café,
A-A cultura canavieira aculturada.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.
---***---
761-CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático
Por Sílvia Araújo Motta
C-Cultura nas CIÊNCIAS HUMANAS
U-Um termo de sentido SUBJETIVO,
L-Libera o pensamento criativo
T-Total abertura do pensamento criador
U-Único animal capaz de pensar,
R-Reinventar o mundo ao seu redor...
A-A cultura não é dom, é transformação.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006
762-CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático
Por Sílvia Araújo Motta
C-Cultura no sentido OBJETIVO:
U-Um termo das CIÊNCIAS HUMANAS
L-Louvor ao fator essencial social,
T-Trabalhado pelo grupo humano.
U-Uma palavra latina, para criações.
R-Ritos, filosofias, realizações imateriais,
A-Acentua os trabalhos concretos ou materiais.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.
---***---
---***---
SER PELA PALAVRA
Acróstico-filosófico nº 2504
Por Sílvia Araújo Motta
L-Linguagem deve remontar à origem do homem.
I-Irracionais não falam;não pensam antes da ação.
N-Naturalmente, o homem-animal-social que fala
G-Garante a opção,sugestão e mudança de opinião.
U-Uso correto da palavra, código, o dom da fala e
A-A capacidade da linguagem devem valorizar,
G-Guardar a integração do país à humanidade.
E-Epicuro diz: “O homem fala como o cão ladra”!
N-No dom da expressão do “SER pela PALAVRA”
S-Steinthal afirma, que “no homem é espontâneo.”
-
D-Deus, criou o “Verbo” que trouxe ao homem
O-O “dom da linguagem” para cada mensagem.
-
H-Homem foi criado à “semelhança e imagem”
O-Oferecida pelo Senhor de Amor da “Palavra...”
M-Machado de Assis soube adequá-la à prosa.
E-Está clara a afirmativa do saudoso POETA
M-Mário Quintana:“Ninguém pensa sem palavras.”
-
Q-Quantas vezes Rousseau foi posto à prova:
U-Um dos defensores da linguagem útil ao pensamento
E-E como “revelação sobrenatural do espírito...”
-
P-Porque “antes da palavra o espírito é nu,
E-É vazio e somente a linguagem faz entrar
N-Nele, o pensamento que nos é revelador”
S-Somos criados com o Aparelho Fonador
A-“Aberto à matéria dos órgãos respiratórios.”
-
E-Excelentes e harmoniosos são produzidos
S-Sons da fala, fisiologicamente, preparados...
C-Como é extraordinária a criatividade humana:
O-O mecanismo da linguagem na tecnologia!
L-Línguas trazem vocábulos, infindos,variados.
H-Hoje,há mais de duas mil línguas, fora os dialetos;
E-Em metade do mundo, originam do indo-europeu.
-
F-Forças de circunstâncias consideram línguas,
A-Animadas pela força física dos Colonizadores,
L-Logo, são sobrepostas à língua dos explorados.
A-A linguagem nacional produz novo linguajar.
-
A-A unidade da Língua é que preserva
N-Na Nação, as maiores características;
T-Tempo e espaço indicam o patrimônio maior
E-E recebem influência pelos usos e costumes,
S-Sensíveis diferenças na ortografia e fonética:
-
D-Dos ícones da literatura universal:Shakespeare
A-Ao Camões que universalizou os Lusíadas!
-
A-Aldo Rebelo, Deputado Federal no Brasil,
Ç-Criou o Projeto 1676/99, contra estrangeirismos.
Ã-A “Língua é traço de união e distinção...”
O-O Brasil deve preservar a Unidade da Língua.”
-
Belo Horizonte, 24 de agosto de 2009.
---***---