quarta-feira, 11 de agosto de 2010

5-ANE-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESCRITORES Comentário de Sílvia Araújo Motta em 29 junho 2010 às 23:03 Cont.Histórico

Em 21 de abril de 1963 nasce a ANE - Associação Nacional de Escritores. Como instituição cultural mais antiga de Brasília, deu origem a Academia Brasiliense de Letras e Sindicato de Escritores no Distrito Federal. Em 13 de março de 1965 se realizou a primeira reunião de diretoria. Eram presidente e vice-presidentes Cyro dos Anjos Almeida Fischer e Alphonsus de Guimaraes Filho.
"... aos 21 dias do mês de abril, do ano de 1963, reunidos com a presença dos escritores paulistas Paulo Duarte e Helena Silveira, na livraria Dom Bosco, nesta capital, os escritores abaixo assinados, resolveram fundar a Associação Nacional de Escritores, cujos Estatutos consubstanciarão os fins a que se destina."
Organizados os Escritores em torno de Academias de Letras, em 1995 inicia-se o movimento à criação do CONALB - Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil, por proposição do escritor Mário Carabajal.
Josué Montello (até 1998 autor de 132 livros), presidente em 1995 da Academia Brasileira de Letras; Mário Carabajal, atual presidente da Academia de Letras do Brasil, na ocasião vice-presidente da Academia Roraimense de Letras; José Mendonça Telles, presidente naquele mesmo ano da Academia Goiânia de Letras; Tobias Pinheiro, Membro da Academia Carioca de Letras e na época também presidente da Confederação das Academias de Letras do Brasil; Miguel Jacques Trindade, Membro da Academia Riograndense de Letras; João de Scantimburgo, Membro da Academia Brasileira de Letras e também da Academia Paulistana de Letras; e Olga de Britto, vice presidente do Clube Mundial do Poeta, participaram ativamente à criação do CONALB, momento histórico de avanço rumo aos sublimes ideais de integração nacional das academias de letras em nosso País.
Fonte:
http://www.academialetrasbrasil.org.br/conalbhistorico.htm

Nenhum comentário: