quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CULTURA É CIVILIZAÇÃO E NÃO É DOM-Noneto nº3-didático-filosófico-jogral-toante-cantante N.º 2782-Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

CULTURA É CIVILIZAÇÃO E NÃO É DOM-Noneto nº3-didático-filosófico-jogral-toante-cantante N.º 2782-Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

Cultura é palavra latina para CRIAÇÕES...........[-Coro:RIMA ( A )];
de sentido subjetivo, modo aculturado. ..............{-Solo: 1-flute:}
É um termo das Ciências Humanas. ......... .........{-Solo: 2-oboé :}
É produto de reinvenção do que está ao redor ...{-Solo: 3-piano: ]
-
Cultura libera o pensamento nas AÇÕES...........[-Coro:RIMA ( A )]
O homem pensa porque tem dois polegares, .....{-Solo: 4-saxophone:}
é cultor, faz, aprende, ensina e pode mudar. .....{-Solo: 5-clarinet:}
HOMO FABER tornou-se HOMO SAPIENS...{-Solo: 6-harp:}
-
HOMO HABILIS usa INTELIGÊNCIA, ......[-Coro: (RIMA ( B )]
atende à Razão com sua criatividade, ...........{-Solo: 7-bassoon:}
vitória e louvor ao fator essencial social..........{-Solo: 8-xylophone:}
-
CULTURA é a evolução da AÇÃO !...............[-Coro:RIMA ( C )]
Cultura é civilização do animal que pensa!.....{-Solo: 9-tambor:}
Cultura não é dom, é transformação. ..............{-Coro:RIMA ( C )}
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 29 de janeiro de 2010.
silumotta@hotmail.com
http://clubedalinguaport.ning.com
---***---

Notas metodológicas do NONETO:
-
1-Os nove versos-solos do NONETO estão
colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 1-
X-SOLO 2-
X-SOLO 3
-
X-CORO-RIMA A(...)
X-SOLO 4
X-SOLO 5
X-SOLO 6
-
X-CORO-RIMA B (...)
X-SOLO 7
X-SOLO 8
-
X-CORO-RIMA C (...)
X-SOLO 9
X-CORO-RIMA C (...)
-
2-Cada verso do NONETO é um SOLO
que DEVE SER CANTADO E ACOMPANHADO
de um instrumento diferente.)
-
3-NONETO recebe influência folclórica-modernista,
incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.
(PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,
tema real, não exige metáforas poéticas.)
-
4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(1,2,3,4,5,6,7,8,9)
-
5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC:
Rima:A
Rima:A
-
Rima:B
-
Rima:C
Rima:C
-
6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,
para facilitar o entendimento metodológico.
Vale esclarecer que são nove versos
que não precisam receber nenhuma rima.
-
7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 1-flute:
Solo: 2-oboé :
Solo: 3-piano:
-
Coro:RIMA ( A )
Solo: 4-saxophone:
Solo: 5-clarinet:
Solo: 6-harp:
-
Coro: (RIMA ( B )
Solo: 7-bassoon(fagote)
Solo: 8-xylophone:
-
Coro:RIMA ( C )
Solo: 9-tambor:
Coro:RIMA ( C )
-
Belo Horizonte/MG/Brasil, 29 de janeiro de 2010.

---***---

PALAVRA NA CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático N.º 757
Por Sílvia Araújo Motta

C-Cultura é civilização que usa a PALAVRA;
U-Um homem pensa porque tem polegares,
L-Logo é cultor, porque faz, pensa e fala.
T-Também pensa porque demonstra na ação
U-Um par de dedos oponíveis são capazes:
R-Realmente, estão prontos para a aplicação!
A-Avaliado dedo da cultura é da multiplicação.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.

---***---

CULTURA- QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático N.º 758
Por Sílvia Araújo Motta

C-Com o trabalho feito por suas mãos
U-Um HOMO FABER ao desenvolver-se,
L-Logo aprendeu a pensar, a modificar,
T-Trabalhou, transmitiu o saber,
U-Um HOMO SAPIENS desenvolveu,
R-Razão, inteligência, veio atender
A-Ao HOMO HABILIS usou armas e utensílios.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.

---***---

CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático N.º 759
Por Sílvia Araújo Motta

C-Cultura é a evolução da ação.
U-Um choque dialético estreita-se...
L-Logo o Criado (Criatura) e o Incriado(Criador)
T-Trabalho, Pensamento, Criatividade,
U-Uma cultura, claramente conceitua-se.
R-Revelação falada ou escrita é fator de cultura.
A-Além de conhecer pode questionar a realidade.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.


---***---

CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático Nº 760
Por Sílvia Araújo Motta

C-Cultura é ato de semear,cultivar.
U-Uma terminologia AGRÍCOLA
L-Ligada ao colher e ao plantar.
T-Tem na conceituação primária
U-Um espaço para exemplificar
R-Referência da cultura do café,
A-A cultura canavieira aculturada.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.

---***---

761-CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático
Por Sílvia Araújo Motta

C-Cultura nas CIÊNCIAS HUMANAS
U-Um termo de sentido SUBJETIVO,
L-Libera o pensamento criativo
T-Total abertura do pensamento criador
U-Único animal capaz de pensar,
R-Reinventar o mundo ao seu redor...
A-A cultura não é dom, é transformação.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006

762-CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático
Por Sílvia Araújo Motta

C-Cultura no sentido OBJETIVO:
U-Um termo das CIÊNCIAS HUMANAS
L-Louvor ao fator essencial social,
T-Trabalhado pelo grupo humano.
U-Uma palavra latina, para criações.
R-Ritos, filosofias, realizações imateriais,
A-Acentua os trabalhos concretos ou materiais.
-
Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.

---***---



---***---
SER PELA PALAVRA

Acróstico-filosófico nº 2504
Por Sílvia Araújo Motta

L-Linguagem deve remontar à origem do homem.
I-Irracionais não falam;não pensam antes da ação.
N-Naturalmente, o homem-animal-social que fala
G-Garante a opção,sugestão e mudança de opinião.
U-Uso correto da palavra, código, o dom da fala e
A-A capacidade da linguagem devem valorizar,
G-Guardar a integração do país à humanidade.
E-Epicuro diz: “O homem fala como o cão ladra”!
N-No dom da expressão do “SER pela PALAVRA”
S-Steinthal afirma, que “no homem é espontâneo.”
-
D-Deus, criou o “Verbo” que trouxe ao homem
O-O “dom da linguagem” para cada mensagem.
-
H-Homem foi criado à “semelhança e imagem”
O-Oferecida pelo Senhor de Amor da “Palavra...”
M-Machado de Assis soube adequá-la à prosa.
E-Está clara a afirmativa do saudoso POETA
M-Mário Quintana:“Ninguém pensa sem palavras.”
-
Q-Quantas vezes Rousseau foi posto à prova:
U-Um dos defensores da linguagem útil ao pensamento
E-E como “revelação sobrenatural do espírito...”
-
P-Porque “antes da palavra o espírito é nu,
E-É vazio e somente a linguagem faz entrar
N-Nele, o pensamento que nos é revelador”
S-Somos criados com o Aparelho Fonador
A-“Aberto à matéria dos órgãos respiratórios.”
-
E-Excelentes e harmoniosos são produzidos
S-Sons da fala, fisiologicamente, preparados...
C-Como é extraordinária a criatividade humana:
O-O mecanismo da linguagem na tecnologia!
L-Línguas trazem vocábulos, infindos,variados.
H-Hoje,há mais de duas mil línguas, fora os dialetos;
E-Em metade do mundo, originam do indo-europeu.
-
F-Forças de circunstâncias consideram línguas,
A-Animadas pela força física dos Colonizadores,
L-Logo, são sobrepostas à língua dos explorados.
A-A linguagem nacional produz novo linguajar.
-
A-A unidade da Língua é que preserva
N-Na Nação, as maiores características;
T-Tempo e espaço indicam o patrimônio maior
E-E recebem influência pelos usos e costumes,
S-Sensíveis diferenças na ortografia e fonética:
-
D-Dos ícones da literatura universal:Shakespeare
A-Ao Camões que universalizou os Lusíadas!
-
A-Aldo Rebelo, Deputado Federal no Brasil,
Ç-Criou o Projeto 1676/99, contra estrangeirismos.
Ã-A “Língua é traço de união e distinção...”
O-O Brasil deve preservar a Unidade da Língua.”
-
Belo Horizonte, 24 de agosto de 2009.

---***---

Nenhum comentário: