sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Texto nº 2507-PRONUNCIAMENTO de Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil, SOBRE EUCLIDES DA CUNHA

Texto nº 2507-PRONUNCIAMENTO de Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil, SOBRE EUCLIDES DA CUNHA
-
Primeira parte:
1-ABERTURA-CUMPRIMENTOS
Segunda Parte:
2-EUCLIDES-PIMENTA-RODRIGUES-DA CUNHA-2.1:TENENTE-NA CARREIRA MILITAR-2.2:ENGENHEIRO CARTOGRÁFICO-
2.3: DESTINO FAMILAR NA SOCIEDADE-
Terceira Parte:
3-ANÁLISE CRÍTICA TEXTUAL DE OS SERTÕES- POSITIVA A CLÁSSICA DOCUMENTAÇÃO-
Quarta Parte:
4-CONCLUSÃO
http://clubedalinguaport.ning.com/photo/albums/euclides-da-cunhaos-sertoes

--------------------------------------
Primeira Parte:
1:
A-A data 15 de agosto no calendário marca
B-“Biografia e Obra de Euclides da Cunha”
E-Especialmente do Homem extraordinário,
R-Reverenciado pelas lições à História,
T-Trajetória real pela causa humanitária;
U-Um homem-monumento no imaginário
R-Racional, conhecimento civil e literário;
A-A Obra “Os Sertões” tornou-o imortal.
--
C-Caríssimas Autoridades destacadas
U-Unidas aos Convidados Amigos,
M-Marcamos a Comemoração nacional
P-Pelo Centenário da morte trágica do autor!
R-Realização da Academia Brasileira de Letras.
I-Inesquecível “Ano Euclides da Cunha”
M-Marcado pela popularidade da Obra
E-Euclidiana, “Os Sertões” faz uma crítica:
N-Não é Obra de ficção! É Ensaio Histórico,
T-Tratado de Sociologia e Antropologia.
O-O conteúdo impõe discussão científica!
S-O autor foi Engenheiro e Professor de Lógica.
-
Segunda Parte:
2:
E-Euclides Pimenta Rodrigues da Cunha,
U-Um filho de Eudoxia e Manuel da Cunha,
C-Certidão de nascimento de 20-Jan-1866;
L-Local: na Fazenda Saudade, em Cantagalo,
I-Incluído no Vale do Paraíso do Sul,
D-Da região serrana, na Província:
E-“Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
S-Seus três anos de vida, viram a mãe morrer...
--
P-Por isso, foi morar com a Tia Rosinda, que
I-Infelizmente, só viveu por mais 2 anos.
M-Mudou-se para a casa do Tio Antônio(RJ),
E-Em 1879, estudou no Colégio Anglo-Americano.
N-No ano de 1883 foi estudar no Colégio Aquino,
T-Tornou-se aluno de Benjamin Constant;
A-Aluno brilhante também na Escola Militar.
--
R-Revela-se Poeta, inspirado em Victor Hugo e
O-Outros: Fagundes Varela, Castro Alves, etc.
D-Desde 1884, publica no Jornal “O Democrata”
R-Resolve estudar Engenharia, e, por um semestre,
I-Ingressa depois, no Curso da Escola Politécnica.
G-Garantiu matrícula em Engenharia Militar,
U-Um Curso de Estado Maior, na Urca, em1886.
E-Em 1888, durante a visita das Tropas pelo
S-Sr. Ministro da Guerra, ele protesta contra
---------a política de Promoções do Exército.
-
D-Desligado da Escola Militar, sob pretexto,
A-Atestado de Incapacidade Física registrou.
--
C-Casou-se em 1890, com Anna E. Solon Ribeiro,
U-Uma filha de um líder da República.
N-Na época entra para a Escola Superior de Guerra,
H-Honrado na Carreira Militar foi promovido
A-A Tenente em 1892. Nasce seu filho Solon.
--
2.1:
T-Tanto protesto fez contra o Senador Florianista...
E-Em 1894 é transferido para a cidade de Campanha,
N-No sul de Minas Gerais para reformar o prédio do
E-Exército. Nasce o 2º filho caçula, o “Quidinho.”
N-No ano de 1826, pede reforma no Exército passa a
T-Trabalhar como Engenheiro em São Paulo e
E-Em São Carlos do Pinhal, escreve sempre...
--
N-No ano de 1897 publica o Art. “A nossa Vendeia” sobre
A-A derrota da 3ª expedição contra a Guerra de Canudos,
-
C-Comandada pelo Coronel Moreira César.
A-A partir de 1897 passa a correspondente do Jornal
R-Reconhecido “O Estado de São Paulo” para
R-Relatar a cobertura da “Guerra de Canudos.”
E-Em “Descalvado”, vive na Fazenda do Pai, em S. Paulo,
I-Inicia a escrever “Os Sertões” e o publica em 1900.
R-Reconstrói em S. José do Rio Pardo, S. Paulo,
A-A famosa Ponte metálica. Em 1901 foi para RJ.
-
M-Manoel é seu 3º filho.Assina contrato e, então,
I-Inicia a segunda versão de “Os Sertões” para a casa
L-Laemmert, no Rio de Janeiro, publica em 1902.
I-Imediato sucesso de público e de crítica também.
T-Trabalha na Comissão de Saneamento de Santos
A-Até 1904. Nomeado Chefe da Comissão Brasileira de
R-Reconhecimento do Alto Purus, fronteira com Peru.
--
2.2
E-Esteve responsável pelo levantamento
N-Natural e cartográfico do Rio Purus.
G-Garantiu o trabalho do Planejamento,
E-Em Manaus e durante seis meses e meio,
N-Na região, estudou a extensão, que ainda,
H-Hoje é mantida: Rio Purus tem 3 mil km.
E-Em 1907 volta para o Rio, com tuberculose da
I-Infância e malária contraída na Amazônia.
R-Retorna como adido do barão do Rio Branco:
O-O Ministro das Relações Exteriores (RJ).
--
C-Continua escrever e publica “Peru versus Bolívia”
A-A obra “Um Paraíso Perdido” ficou inacabada,
R-Recomeça os ensaios sobre a Amazônia,
T-Tem a publicação de “Contrastes e Confrontos”
O-Os temas de política internacional e história
G-Garantem mais um sucesso para os leitores.
R-Registra como filho “Luis Ribeiro da Cunha” que
Á-Adotará o sobrenome,Assis,do Cadete,o pai legítimo,
F-Filho de Dilermando, amante de sua esposa Anna.
I-Inicia em 1909, como Professor de Lógica no
C-Colégio Pedro II. Entrega para seu editor,
O-Originais do Livro “À Margem da História.”
--
2.3:
D-Depois de uma troca de tiros, com Dilermando
E-E Dinorah,dia 15 de agosto, morre Euclides da Cunha,
S-Sendo o cadete absolvido por legítima defesa.
T-Também em 1916, o Delegado Solon da Cunha
I-Incluido no tiroteio do Acre, morre em 6 de maio,
N-No dia 4 de julho, o aspirante Naval Euclides,
O-O “Quidinho” é morto pelo 2º tenente Dilermando.
-
F-Filhos de Euclides da Cunha tentaram
A-A vingança aos causadores da morte do pai,
M-Mas o Pai Dilermando e seu filho absolvidos,
I-Inflamaram Movimentos Sócio-Políticos
L-Ligados ao enfrentamento, sobretudo na Bahia, de
I-Injustiças Sociais, sob a organizações de Revoltas
A-Articuladas até chegarem às Grandes lideranças,
R-Realidade Política, com aparente identidade.
-
N-No Movimento dos Trabalhadores sem Terra,
A-Assentamentos do MST, querem ação política direta.
-
S-Sabe-se que há cem anos, iniciou com Euclides da Cunha,
O-O reconhecimento do que chamamos hoje de povo brasileiro,
C-Começou a história de postulação de Direitos e luta pela
I-Igualdade como horizonte da Política. Povos
E-Em luta desigual, os Sertanejos, entrincheirados,
D-Dizimados, mas a epopéia perenizou o exemplo,
A-A relação do lado cruel, da iniqüidade e miséria,
D-Dissolveu a dimensão mística presente no movimento,
E-Em busca da solução imediata para conflitos agrários.
-
Terceira Parte:
3:
A-A obra levou 5 anos para sua publicação.
N-No aprofundamento dos estudos científicos,
Á-A redação de “Os Sertões” é sofisticada,
L-Linha preciosista da língua e literatura,
I-Investimento estilístico de refinamento,
S-Sempre destacando os erros dos militares
E-E a astúcia e bravura dos Canudenses.
-
C-Com denúncia à covardia furiosa militar,
R-Raiz seduzida pela manifestação de heroísmo,
Í-Inclui a inversão da ordem natural dos fatos,
T-Toda evolução biológica reclama pela
I-Indispensável evolução sócio-política-cultural,
C-Com o exemplo da bravura dos indígenas,
A-A ousadia dos Bandeirantes, o Sertanejo
-
T-Também foi “antes de tudo” o homem FORTE.
E-Em “Os Sertões” temos três divisões: “A Terra”
X-X da quatão, “O Homem” e “A luta” até a morte;
T-Temos validadas as teses racistas entre os homens,
U-Unilaterais na história : o negro, o índio e o branco.
A-A simbologia usa oximoros que afirmam e negam
L-Linguagens com força científica da verdade.
-
D-Desde o início, o autor focaliza a TERRA
E-E descreve o clima, vegetação e o deserto dos homens.
-
O-O segundo momento recorre às teorias RACIAIS;
S-Sua terceira parte: a LUTA é a mais conhecida;
-
S-Sobre a Guerra que desmascarou a ideologia falsa,
E-Em nome da Consolidação da REPÚBLICA,
R-Resultou na morte de cerca de 25 mil pessoas,
T-Também destruiu mais de cinco mil casas...
Õ-O autor descreve o conflito de fanatismo,
E-entre os herdeiros da ação política e religiosa,
S-Seduzidos pelo heroísmo, no capítulo final.
-
3.1:
P-Pode-se afirmar que “Euclides da Cunha”
O-O escritor assassinado aos 43 anos, autor de “Os
S-Sertões” sucumbiu, houve testemunha...
I-Instantaneamente, após a 3ª edição
T-Teve assegurado seu lugar de honra, no
I-Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a
V-Vaga da Academia Brasileira de Letras:
A-A Guerra de Canudos, na verdade marca
-
A-A violência e o descaso contra o brasileiro.
-
C-Com LITERATURA da melhor qualidade,
L-Leitores, ledores, Críticos Textuais refletem
Á-A glória de ler e interpretar tais fatos com
S-Sociológicos, Humanistas e Naturalistas,
S-Selecionados pelo competente republicano;
I-Inúmeras exposições,debates são preparados
C-Com filmagens e um longa metragem sobre
A-A “Vida e Obra de Euclides da Cunha...”
-
D-De Noilton Nunes, o filme foi lançado para
O-O Circuito Nacional: “A Paz é dourada.”
C-Coroado de êxito após cinco anos de preparação,
U-Um enigma continua a ser divulgado e estudado,
M-Mostrado cem anos após sua morte, louvado
E-Em eventos, ensaios, na imprensa, na mídia,
N-Na República sonhada, nos momentos históricos,
T-Tombados pelo Serviço de Patrimônio Histórico e
A-Artístico Nacional, nos Grêmios: “OS SERTÕES”
Ç-Considerado como leitura obrigatória nas Escolas,
Ã-Até o cortejo fúnebre de 300 carros que seguiram
O-O corpo de Euclides da Cunha ao Cemitério S.João Batista.RJ.
-
Quarta Parte:
4:
C-Com traduções para diversos idiomas
O-OS SERTÔES de Euclides da Cunha,
N-Na linguagem radicalmente retórica,
C-Com elaboração poética, parnasiana,
L-Literalmente barroca apresentada, é
U-Uma obra “sui gêneris” que lança mão
S-Sintetizada para fazer poesia ou prosa,
Ã-Argumenta três mil vocábulos, entre
O-Os nomes e alusões nas suas contruções,
-
Belo Horizonte, 15 de agosto de 2009.
-
http://clubedalinguaport.ning.com/photo/albums/euclides-da-cunhaos-sertoes

Nenhum comentário: