segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Nº 1944- (C) MAGNÍFICOS TROVADORES de Nova Friburgo/RJ/Brasil-(Parte 33-C) Entrevistada: Sílvia Araújo Motta CONCURSO especialMAGNÍFICO ESPECIAL

Nº 1944- (C) MAGNÍFICOS TROVADORES de Nova Friburgo/RJ/Brasil-(Parte 33-C) Entrevistada: Sílvia Araújo Motta
CONCURSO MAGNÍFICO ESPECIAL SOMENTE ENTRE MAGNÍFICOS TROVADORES:
http://recantodasletras.uol.com.br/trovas/1137476


Em 1960, os JOGOS FLORAIS de Luiz Otávio e JG. De Araújo Jorge, nasceram em NOVA FRIBURGO, no Estado do Rio de Janeiro, cidade que é considerada o berço da TROVA no Brasil. Somente NOVA FRIBURGO elege os MAGNÍFICOS TROVADORES.

Em 1973, foi instituído um CONCURSO PARALELO PARA OS MAGNÍFICOS TROVADORES, ou seja, aqueles que, durante três anos CONSECUTIVOS são classificados entre os dez primeiros colocados no tema NACIONAL E INTERNACIONAL.

Em Belo Horizonte, no período de 1960 a 2007, somente A ELEITA MAGNIFÍFICA TROVADORA LUCY SOTHER DE ALENCAR ROCHA...
FALECIDA, RECENTEMENTE.

MAGNÍFICOS TROVADORES VENCEDORES:

1973:TEMA:RETICÊNCIAS
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
JOUBERT DE ARAÚJO SILVA

Balões em rotas perdidas
que hoje lembram distância...
Reticências coloridas
no céu longínquo da infância.

---***---

1974:TEMA:RENÚNCIA
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
CARLOS GUIMARÃES

São, entre os desejos falhos,
nossas vidas peregrinas
uma colcha de retalhos
de renúncias pequeninas.

---***---

1975:TEMA:NOSTALGIA
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
COLBERT RANGEL COELHO

Nostalgia é o mesmo anseio
do rio que chega ao mar.
E, sem saber de onde veio,
tem vontade de voltar.

---***---

1976:TEMA:MISTÉRIO
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
WALDIR NEVES

Deus, que é paz, amor profundo,
em sua excelsa grandeza,
se é mistério para o mundo,
para mim é uma certeza.

---***---

1977:TEMA:MIRAGEM
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
ELTON CARVALHO

De fantasias e imagens
quantos castelos eu fiz!
Que importa fossem miragens
se me fizeram feliz!

---***---

1978:TEMA:PENUMBRA
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
CAROLINA RAMOS

Quando a saudade me guia
pelas noites do passado,
qualquer luz eu trocaria
pela penumbra ao teu lado.

---***---

1979:TEMA:ABISMO
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
IZO GOLDMAN

No abismo da solidão,
onde o remorso se esconde
há mil gritos de perdão
e um eco que não responde.

---***---

1980:TEMA:OUSADIA
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
LUCY SOTHER ALENCAR ROCHA

Que ousadia a da saudade!...
Chegou sem dizer a hora,
entrou...ficou à vontade
e nunca mais foi-se embora.

---***---

1981:TEMA:INSÔNIA
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
WALDIR NEVES

Da insônia que me desgasta
a causa é simples demais.
O próprio sono se afasta
de quem já não sonha mais.

---***---

1982:TEMA:PROTESTO
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
OTÁVIO VENTURELLI

Grite! Faça o seu protesto!
Quebre os grilhões do passado!
Mais vale a força de um gesto
do que um silêncio forçado.

---***---


1983:TEMA:RESPOSTA
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
WALDIR NEVES

Posso jurar de mãos postas,
pesando o que já passei
que as mais difíceis respostas
foi em silêncio que eu dei.

---***---


1984:TEMA:SAUDADE
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
JOSÉ MARIA MACHADO DE ARAÚJO

Não fosse a minha metade,
pois jamais me deste um sim,
mas fizeste que a saudade
fosse a metade de mim.

---***---

1985:TEMA:DELÍRIO
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
VASQUES FILHO

Cai a tarde. Eu abro as portas
do solar da mocidade,
chorando esperanças mortas
num delírio de saudade.

---***---

1986:TEMA:CONQUISTA
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
ARLINDO TADEU HAGEN

Mil conquistas, sonhos vãos
que passaram como a bruma.
Eu apertei tantas mãos
e não segurei nehuma.

---***---


1987:TEMA:DOMÍNIO
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
OTÁVIO VENTURELLI

Na velha estação do trem
que a solidão dominava,
eu acenei a ninguém,
fingindo que alguém chegava.

---***---


1988:TEMA:ALFORRIA
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
ARLINDO TADEU HAGEN

Escravo da fantasia,
sem querer me libertar,
rasgo as cartas de alforria
que a vida insiste em me dar.

---***---


1989:TEMA:LIMITE
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
WALDIR NEVES

Ah! Coração! Não palpites
tão forte que o espaço é estreito!
E esta mágoa sem limites
tem que caber no meu peito.

---***---


1990:TEMA:DILEMA
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
ALCY RIBEIRO SOUTO MAYOR

Os dilemas venceremos
com firmeza em nossos passos.
Remador que perde os remos
faz remos dos próprios braços.

---***---


1991:TEMA:NEBLINA
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
WALDIR NEVES

Abandono!...O sol declina.
vem baixando a cerração.
E solidão com neblina
é muito mais solidão.

---***---


1992:TEMA:ORGULHO
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
ALUÍZIO ALVES DA COSTA

Seja humilde! Esqueça o resto,
pois contra o orgulho e a vaidade
nenhum grito de protesto
vale um gesto de humildade.
---***---


1993:TEMA:COVARDIA
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
ANTÔNIO CARLOS TEIXEIRA PINTO

Adeus!...Tu disseste rindo.
Não voltes! Disse eu depois.
Dois covardes se agredindo,
morrendo de amor os dois.

---***---

1994:TEMA:DESLIZE
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
ALUÍZIO ALVES DA COSTA

Buscando instantes felizes
pelos caminhos tristonhos,
foram tantos os deslizes
que tropecei nos meus sonhos.

---***---


1995:TEMA:MUSA
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
JOSÉ TAVARES DE LIMA

Sozinho, não desespero,
pois no verso encontro alento.
Não tenho a musa que eu quero,
mas tenho a musa que invento.

---***---


1996:TEMA:DESEJO
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
WALDIR NEVES

Depois que os céus lhe mandaram
as gotas do seu desejo,
duas outras marejaram
nos olhos do sertanejo.


---***---


1997:TEMA:REMORSO
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
JOSÉ TAVARES DE LIMA

Quem magoa o semelhante
não vê, na sua cegueira,
Que a ofensa dura um instante,
e o remoro, a vida inteira.

---***---


1998:TEMA:PORTÃO
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
LUCY SOTHER DE ALENCAR ROCHA

Mudo, quieto, sem barulho...
na sombra em que se mascara,
este seu teimoso orgulho
é o portão que nos separa.

---***---


1999:TEMA:MENSAGEM
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
PEDRO ORNELLAS

O meu sonho de criança,
sem causa e razão de ser,
foi mensagem de esperança
que a vida rasgou sem ler.

---***---


2000:TEMA:IMPULSO
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
WALDIR NEVES

Sofro de “impulso assassino”,
que foge à minha vontade.
Quando vem, não me domino
e pego a matar saudade.

---***---


2001:TEMA:INSENSATEZ
VENCEDOR MAGNÍFICO TROVADOR:
JOSÉ TAVARES DE LIMA

Para voltar não me peças...
Seria uma insensatez
eu crer nas tuas promessas
e arrepender-me outra vez.

---***---

SOLICITAÇÃO PARA ENRIQUECIMENTO
DESTA PESQUISA TROVADORA:

Agradeço aos bem informados,
se puderem completar esta
LISTAGEM MAGNÍFICA
ENVIANDO-ME A TROVA MAGNÍFICA
E O AUTOR MAGNÍFICO, A PARTIR DE 2002 ,
ATÉ ESTE ANO DE 2008.
Grata, Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil:
silumotta@hotmail.com

http://www.falandodetrova.com.br/2008/silviamotta
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=1481
http://clubedalinguaport.blogspot.com/
-------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: