segunda-feira, 8 de setembro de 2008

1943-(I)-TROVAS DE SÍLVIA ARAÚJO MOTTA:UBT/BH/MG/BRASIL

1943-(I)-TROVAS DE SÍLVIA ARAÚJO MOTTA:UBT/BH/MG/BRASIL, PUBLICADAS (Nº 330 a 370) - (Parte 32-I) Entrevistada: Sílvia Araújo Motta


330- CIÚME é praga daninha,
que sabe o ego cultivar,
na mente chega e se aninha
só para a dor espalhar.

331- Uso a receita: “SORRIA”
pois produz oxitocina
que espalha amora alegria
e depura a adrenalina.

332- Na roça, NOSSO SENHOR//
deixa paz e seu perdão//
dá alegria ao cantador//
que semeia a devoção.//

333- A NATUREZA agradece
quem põe amor nas sementes,
põe no fruto que merece
o sabor bem conseqüente.

334-Ah! Se eu pudesse queria
ser teu PÁSSARO cativo...
preso em teus braços seria
acoplado ao corpo vivo.

335- Trago a lembrança caiada//
que deu-me a paz esperada,//
mas no SEPULCRO, adornada//
a alma vive atormentada.//

336- A esperança chega e canta
o que o amor quer ouvir,
na paixão que faz-de-conta
faz o CORAÇÃO sorrir.

337- Toda FLOR marca a presença
de uma ternura sem par
e carrega a antiga crença
do amor que se quer doar.

338- A solidão passo-a-passo
vai deixando-me tristonho...
já não sei mais o que faço
para ativar o meu SONHO.

339- Ninguém sabe quem tu és,
nem que te faço RAINHA,
quando vou aos Cabarés
por curto tempo...só minha.

340-Aquele manto divino,
no “Sacrifício” tirada,
pertenceu ao DEUS-MENINO
que nos remiu do pecado.

341- As FLORES da nossa casa
murcharam, sem primazia;
a saudade vem e me arrasa
ao ver a jarra vazia.

342- As perdidas ESPERANÇAS
renascem a cada dia
porque recolho as lembranças
e delas faço poesia.

343- Eu sinto com tua voz,
a falar aos meus OUVIDOS,
que o amor que existe em nós
já tem frutos conhecidos.

344-Está vendo, meu amor,
aquela ESTRELA a piscar?
Ela espanta minha dor
porque brilha em teu olhar.

345- Minha terra sempre tem
a festa da NATUREZA,
no carinho do meu bem
põe colorido e beleza.

346- Esse amor que está pedaços,
tem neurônios inflamados,
porque carrega nos BRAÇOS:
feridas infeccionadas.

347- Tive certa frustração
quando aceitei a paquera
das jovens da Estação...
o “PSIU...” pra mim? Não era!

348-Escrever Haicai ou TROVA?
Só depende da razão
que seu sentimento aprova:
porque ambas têm concisão.

349- Na PRACINHA da cidade
entre os poetas que cantam
é um presente de verdade
ver as meninas que encantam.

350- Quando a tristeza atormenta
meu coração sofredor,
minha SAUDADE lamenta
ausência do meu amor.

351-Às vezes, no pensamento,
em que a dor flui sem demora,
na guerra do mar sangrento,
penso no MUNDO que chora

352-Quando estou triste desfaz-se
a alegria da aliança
e o PRANTO da minha face
aumenta a dor da lembrança.

353- O destino põe tristeza
na mãe que o FILHO maltrata;
não terá mais chama acesa:
laço materno desata.

354-A TROVA nunca é “TROVINHA”
na tonelada do amor:
é parente da Quadrinha:
herança do Trovador.

355- Já falei pra ter cuidado;
-Não se brinca com o amor!
Um homem apaixonado
sabe carregar ANDOR.

356- O brilho do teu olhar
no jardim do meu amor,
é uma flor que faz sonhar:
-Ter DIAMANTE de valor.

357- Não nego que sou mineiro
da terra do PÃO DE QUEIJO,
e meu desejo primeiro
é repetir nosso beijo.

358- Capital das Alterosas,
BELO HORIZONTE irradia
cultura em metas honrosas
no trabalho e na poesia.

359- Sempre á beira do caminho
tem uma flor a sorrir:
-Não deixe que o tal ESPINHO:
tente o carinho impedir.

360- Agradeço todo dia
ao Senhor, DEUS DO UNIVERSO
bênçãos de paz e alegria
que agora, coloco em verso.

361- REPENTISTAS Trovadores,
-Professores do saber:
cantam as dores e amores,
não precisam escrever.

362- Como é belo o ANOITECER
na serra da minha terra;
a lua ao aparecer:
-Minha pequenez descerra.

363- Pus anúncio no jornal
e encontrei a BAILARINA
que espantou todo o meu mal,
pois ritmou a minha sina.

364-SABEDORIA consiste
em pensar ... ao praticar,
mas a solidão insiste
que quer alguém para amar.

365-Palas asas do meu SONHO
chego ao vôo transcendente,
para ser feliz proponho
ter meu amor transparente.

366- As JURAS de amor prometem
o que não podem cumprir,
quando esquecidas remetem
à tristeza de partir.

367- Nos desencontros da estrada,
choro em cada DESPEDIDA;
na alegria da chegada
esqueço a dor da partida.

368- Acredito que as ESTRELAS
espantam minha tristeza;
se, também, não posso tê-las,
posso vê-las, com certeza.

369-Tentei achar ó POETA
nas lojas da Capital,
seu presente e pus na meta,
algo que fosse ideal.

370-Voltei pra tela contente!
-DIA DOS PAIS ó CRONISTA,
VOCÊ é o maior PRESENTE
da Família Recantista.

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
http://clubedalinguaport.blogspot.com/
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=1481

---***---

Nenhum comentário: