domingo, 7 de setembro de 2008

1939- TROVAS de SÍLVIA ARAÚJO MOTTA/ UBT/BH/ MG/BRASIL- (Parte 28)-

1939- TROVAS de SÍLVIA ARAÚJO MOTTA/ UBT/BH/ MG/BRASIL- (Parte 28)-
Entrevistada: Sílvia Araújo Motta

J.Cultural: Mostre algumas de suas TROVAS.
Observação:(O TEMA de cada TROVA é apresentado
com letras MAIÚSCULAS)

Primeira Parte: TROVAS DE
SÍLVIA ARAÚJO MOTTA:
UBT/BH/MG/BRASIL(Nº 001 a 040)

1-Há dias em que os PALHAÇOS
têm conflitos sem medida,
quando em segredo, aos pedaços,
mendigam risos da vida.

2-Todo amor fica em pedaços
quando o CIÚME que é cego,
a sofrer, desata os laços
e maltrata o superego.

3-Quis cantar em Sol Maior
e o VIOLÃO afinei...
mas com vida em dó menor,
a voz sumiu . Não cantei.

4-Há dias em que dói mais
a SOLIDÃO e o cansaço.
Rezas ajudam demais,
mas falta-me teu abraço.

5-Esse amor que vi partindo,
fez-me sofrer por vaidade,
mas deixou-me o sonho lindo
do resgate à LIBERDADE.

6-Quando partiste, a saudade
fez-me chorar todo dia.
Com teu regresso, a vaidade
pôs-me a rir desta IRONIA.

7-Sem amor, só por riqueza,
casou-se, e naquele dia,
ganhou o TROFÉU da tristeza
que, escondido, ele trazia.

8-Repara bem quando canto
a Trova de amor que fiz...
Trago o coração em PRANTO
por alguém que não me quis.

9-Um dia, ao te ver chorando
por um motivo só teu,
quase acabei soluçando,
pois teu PROBLEMA era o meu.

10-MENSAGEIRA de alegria,
cativa da arte e cultura,
vivo a divulgar poesia,
música e literatura.

11-Aposentada, na lida,
só trabalho sem correr,
por MAGIA, em minha vida
espantei todo o sofrer.

12-Se vai querer emprestado
um SORRISO de esperança,
visite o mundo encantado
dos meus dias de criança.

13-Quem tem FÉ sabe esperar
o momento da vitória.
Com Deus, pode superar
os deslizes, rumo à glória.

14-Já se tornou nosso laço,
um nó cego de PAIXÃO,
porque sinto em cada abraço
bater um só coração.

15-O meu AMOR em pedaços
só tu poderás ganhar,
com doces, beijos e abraços
porque me fazes sonhar.

16-Aguardando teu regresso,
como a lua espera o SOL,
quero ser tua, confesso,
com toda a luz do arrebol.

17-Se um tal fracasso o persegue,
saiba onde vai todo DIA...
largue a tristeza que o segue
e corra atrás da alegria.

18-Reze com Fé e Esperança,
perdoe a mágoa sentida,
esqueça qualquer VINGANÇA,
pondo Deus em sua vida.

19-Quando a TRISTEZA me invade,
e o teu fado me consome,
para espantar a saudade,
murmuro, em prece, o teu nome.

20-Lá na PUC, todos falam:
-Quem não conhece o “Verdão”?
-É ONOFRE DE FREITAS, gritam!
E um grande aplauso lhe dão.

21-O CRISTO ressuscitado,
na Páscoa foi Salvador:
-Redimiu-nos do pecado
na maior prova de Amor.

22-Passando pela AVENIDA,
meu amor não pude ver.
Sem ele, que é minha vida,
a saudade vi nascer.

23-Vi nas “Árvores Caiadas”
JIÇARA MARTINS...ação...
e das sementes lançadas,
frutos de cosmovisão.

24-Santo é o SENHOR DO UNIVERSO,
que perdoa os pecadores,
que escuta a oração em verso
e abençoa os trovadores.

25-De ARAÚJO herdei o porte,
junto à alegria do ANDRADE
com MOTTA fiquei mais forte
no amor, perdão e amizade.

26-O tempo mudou MEUS TRAÇOS
pôs meu físico mais forte,
mais forte, quando nos braços
do meu amor... tenho sorte.

27-As CARTAS têm fragmentos
de belos tempos passados,
contêm puros sentimentos
que no peito estão guardados.

30-Estas MIGALHAS de pão
que já não queres comer
-matam a fome do irmão,
sem terra, luxo e poder.

31-Só Cristo é LIBERTAÇÃO,
na remissão dos pecados,
dando-nos a condição
de sermos filhos amados.

32-WILSON VEADO é fruto
raro, de vasta cultura,
na conversa de um minuto
sublima a literatura.

33-Mês de julho! Os meus abraços
ofereço aos TROVADORES
que me prendem com seus laços
e me despertam amores.

34-Se olhares bem quando canto
a TROVA DE AMOR que fiz,
nas notas verás o pranto
por alguém que não me quis.

35-Teu OLHAR é um grande laço
que enlaçou minha emoção.
Quero ter um forte abraço
para ouvir teu coração.

36-O meu Diploma pertence
também à Lucy querida.
Seu carisma me convence:
-Fazer TROVA alegra a Vida.

37-Um coração humanitário
Diva Ruas tem pulsando,
faz o BEM, e em seu diário
amizades, vai ganhando...

38-Eu me lembro exatamente,
dos detalhes e da essência,
em que a PAIXÃO foi semente
de um sonho da adolescência.

39- A vizinha foi culpada
pela paixão da conquista
que teve logo a “cantada”
do AMOR À PRIMEIRA VISTA.
-
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
http://clubedalinguaport.blogspot.com/
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=1481

---***---

Nenhum comentário: