segunda-feira, 4 de agosto de 2008

1906-SAUDADES DO TROFÉU SONETISTA. Soneto DODECASSÍLABO OU ALEXANDRINO ROMÂNTICO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª, 6ª, 8ª , 10ª e 12ª sílabas. Rim

1906-SAUDADES DO TROFÉU SONETISTA. Soneto DODECASSÍLABO OU ALEXANDRINO ROMÂNTICO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª, 6ª, 8ª , 10ª e 12ª sílabas. Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

Soneto raro tem vez! Feito com... amor, (A)
Troféu merece; pois transcende:põe no peito (B)
luz, esperança à morte, vida, crise, dor (A)
aceitação ou não, pressão, lição ou pleito! (B)

Somente importa ao tema certo, ver rigor (A)
métrica certa, rima rica, som perfeito, (B)
ritmo cantante exato, próprio pra cantor; (A)
clássico, belo em dez ou doze tons. O eleito ( B)

Produz aplausos, palmas, vivas. Traz ações (C)
literatura exige estudo; dá cultura (D)
maior à Língua, dita a moda, diz Camões: (C)

“Faço-me forte em vossa vista pura”, então, (E)
razões de sobra guardam brisa que sussurra: (D)
SONETO é sol, seu brilho em notas, faz canção.(E).
-
Belo Horizonte, quinta-feira, 1º de agosto de 2008.
---***---

VOCÊ SABIA?

1-O verso DODECASSÍLABO OU ALEXANDRINO é uma criação francesa. Quitard escreveu: “este verso chama-se alexandrino, por ter sido, metodicamente, empregado na composição do famoso Roman d’Alexandre le Grand, poema começado no século XII por Lambert Licors de Châteaudun, e continuado por Alexandre d´ Bernay, trovador normando do mesmo século. Assim o seu verso é uma dupla alusão ao nome do Herói e ao do Trovador.”

2- O verso alexandrino não é usado na métrica italiana, nem espanhola e começou a ser empregado na portuguesa só depois de Bocage.

3- A lei orgânica do alexandrino pode ser expressa em dois artigos:

Art. 1º:
Quando a última palavra do primeiro verso de seis sílabas é grave, a primeira palavra do segundo deve começar por uma vogal ou por um h;

Art. 2°:
A última palavra do primeiro verso nunca pode ser esdrúxula/proparoxítona.
Parágrafo único:
Quando a última palavra do primeiro verso é aguda, a primeira do segundo pode, indiferentemente, começar por qualquer letra, vogal ou consoante.

Art. 3º:
Dois simples versos de seis sílabas nem sempre fazem um alexandrino perfeito.

Art. 4º:
O alexandrino clássico, o verdadeiro, o legítimo, é o que obedece ao preceito do hemistíquio entre dois versos de seis sílabas.
Apesar de alguns poetas modernos, desprezarem essa regra essencial, têm abolido a “tirania” do hemistíquio. O verso alexandrino é o mais difícil de manejar, e exige uma longa e persistente prática.

Atenção:
Quando o primeiro verso de seis sílabas termina por uma palavra grave, a outra deve começar por vogal ou consoante muda, como o h, para que haja a elisão. Esta regra é essencial, e para ela chamamos muito, especialmente, a atenção dos principiantes.

4-ALEXANDRINO CLÁSSICO - De grande tendência anapéstica, quando Agudo, devido à fortíssima cadência 3-6-9-12, o que lhe dá também o nome de Tetrâmetro (4 metros), tal verso exige a cesura imediata após a sexta sílaba, posicionada preferencialmente em vocábulo oxítono.

4.1-Olavo Bilac foi quem melhor trabalhou com ele.
Embora o seu próprio nome fosse um Alexandrino Romântico, a pausa que o nome Martins exige pela força da tonicidade é quase uma Cesura:
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac

5- ALEXANDRINO ROMÂNTICO - Apresenta cadência 4-8-12, conhecido também pelo nome de Trímetros (3 Metros), tais Alexandrinos são os preferidos dos poetas da MPB E DE Chico Buarque de Holanda:
Tem certos dias em que-eu penso-em minha gente

5.1- Embora os Alexandrinos tenham as cadências preferidas pelos nossos poetas, Vitor Hugo desenvolveu outros ritmos: 2-6-8-12 e 4,6,8,12.

6-ALEXANDRINO ESPANHOL - Com uma sílaba a mais, trata-se de uma versão espanhola do original Alexandrino francês, só que com a única regra da obrigatória cadência interna na sexta ou sétima sílaba. Dos nossos poetas, Castro Alves foi o que mais o utilizou, embora Chico também o tenha feito:
Temos sido tão chegados na desolação(13 sílabas)

7-Os VERSOS BÁRBAROS, desenvolvidos e oficializados pela poesia italiana foram, através dos anos, se fortalecendo nos meios intelectuais em discordância com as escolas poéticas que determinavam as CATORZE sílabas como limítrofes entre a Poesia e a Prosa.

8-VERSO MANCO:
Já visto anteriormente como o verso de “PÉ QUEBRADO”, é aquele que se mostra diferente, em Métrica num poema regular, ou em ritmo em qualquer poema, porém, chamo a atenção para os versos mancos do Chico, cuja perfeição da construção poética não admitiria tais erros.
Engano. Ele manca versos sim, mas propositalmente, quando necessita, a exemplo do que faz com o verso Branco, chamar a atenção para um fragmento de texto dentro do contexto estrófico.
A maioria das vezes em que faz isso é para brincar com as palavras, normalmente envolvendo noções abstratas de medida. Vejam o exemplo abaixo:
Tem/ di/as/ que-a/ gen/te/ se/ sen/te 2-5-8G
1 2 3 4 5 6 7 8
Co/mô/ quem/ par/tiu/ ou/ mor/ reu 2-5-8A
1 2 3 4 5 6 7 8
A/ gen/te-es/tan/cou/ de/ re/pen/te 2-5-8G
1 2 3 4 5 6 7 8
Ou/ foi/ o/ mun/do-en/tão/ que/ cres/ceu 2-4-6-9A
1 2 3 4 5 6 7 8 9
Não se admirem com a estranha acentuação em “comô”, no verso 2, pois, em composição musical, a maioria dos poetas usa esse artifício de trocar a acentuação original das palavras para não perder o ritmo poético atrelado ao melódico.
Alguns o fazem de forma até acintosa, outros, mais suavemente, deixando que o nosso instinto obedeça ao ritmo musical, o que de fato acontece sem que percebamos.
Tentem cantar a composição Construção pronunciando normalmente a palavra “como” e sentirão uma incômoda sensação na fala. Cito apenas um verso da composição:
“Amou daquela vez como se fosse-a última”.
Ao se tentar a pronúncia correta do termo “como” algo incomoda. Fica difícil pronunciá-lo normalmente por dois motivos:

8.1-O Ritmo átona-tônica-átona-tônica-átona-tônica-átona; que o precedeu, não deixa a fala fugir da tendência dos pés Jambos (fraco-forte) repetitivos. Aliás, Construção é inteira Jâmbica. Da primeira sílaba átona do primeiro verso à tônica final do último.

8.2-O ouvido latino não gosta de escutar a duas sílabas tônicas em seguida.
Voltando ao estudo mais acima deste, perceberão que os três primeiros versos tiveram o ritmo 2-5-8, mas o quarto apresentou uma irregularidade métrica e rítmica em relação aos anteriores:

É Manco, porque, além de apresentar outra cadência, teve uma sílaba a mais que os anteriores, ou seja “Cresceu”.
Basta prestarem atenção no texto dele e entenderão do que estou falando a respeito do “verso manco” do Chico.

9-VERSO ANACÍCLICO, POLÍNDROMO OU SOTÁDICO:
Conhecido originalmente por esses três nomes, embora o neologismo tenha trocado Políndromo por Palíndromo, aceita a leitura em vice-versa. Chico tem um, mas não faz parte de qualquer composição musical:
“Até Reagan sibarita tira bisnaga ereta”
Percebam que ele permite ser lido nos dois sentidos. Nas composições musicais, o máximo que Chico conseguiu ocorreu em Linha de Montagem, no verso que diz:
“Mão ir mão irmão”
Mantido o padrão de leitura, perceberão que as sílabas obedecem à mesma ordem em ambos os sentidos.
“O mito é ótimo” não acham?

10-VERSO CORRENTE:
Nota de Chico - “Nesta corrente, os versos são elos que podem ser dispostos livremente, conforme as preferências do usuário; observe-se, por exemplo, que uma mesma corrente tanto pode ser lida para frente quanto para trás”.
Essa nota consta na contra-capa do Lp Meu Caro Amigo, logo abaixo da letra da composição Corrente.
Confesso nunca ter encontrado qualquer menção a tal tipo de verso. Talvez Chico o tenha visto no mesmo dicionário que trás o significado da palavra “Penseiro”, usada como qualidade básica do Pedro Pedreiro, ou mesmo o verso de Linha de Montagem, visto acima, tenha recebido o nome de “Verso Transílabo”.
São todos “Elos de Ligação”. Nunca se sabe quando não sejam né?

11-VERSO ROPÁLICO:
Composto por vocábulos em ordem crescente ou decrescente de sílabas. Por exemplo, se um Ropálico tiver dez sílabas, obrigatoriamente terá de ser composto por vocábulos com uma, duas, três e quatro sílabas ordenadamente, ou pelo inverso. Por exemplo:
O Chico ainda construirá (1-2-3-4)
Totalmente voltado para cá (4-3-2-1)


---***---

Nenhum comentário: